Dia 30 de Setembro de 2016, semana da alimentação natural, iniciamos um projeto que realizaremos semanalmente, aos sábados e que oportunizará o encontro de artesãos e produtores da economia familiar de forma colaborativa e coletiva.
Com essa atitude promoveremos e incentivaremos o maior número possível de produtores e artistas que acreditam na proposta.
O projeto amplia o direito ao acesso e a fruição dos trabalhadores da terra e incentiva o trabalho e a renda.
O nosso primeiro encontro, reforçou e selou a nossa união em prol do prosseguimento do projeto, que mesmo com frio e chuva foi uma sucesso.
Diante do tempo e da dificuldade de alguns produtores com relação ao transporte, dos 8 produtores inscritos para expor na 1ª edição da feira, apenas (4), conseguiram marcar presença - Marcelo Furtado Gomes e Fernanda Pontual Fracalanza do Sítio Pedra Branca e o casal Alba e Polo.

- Sábado dia 1 de Outubro - o tempo amanheceu nublado, mas o público esteve presente prestigiando o espaço. Abrimos as portas às 9 e encerramos a feira às 16:00h, diante da chuva que chegou intensa.

Parabéns amigos, expositores presentes e os que foram nos prestigiar. Até o próximo sábado dia 7/10/2016.
Expositores presentes no dia 7/10: Marcelo Furtado Gomes e Fernanda Pontual Fracalanza do Sítio Pedra Branca, o casal Alma e Polo, e Marcia Márcia Pontes Lima Kaiser, e Produtos da produtora e empresária Lucia, Kerala Produtos Naturais e Orgânicos.

No mesmo dia às 16h, abrimos a rifa do (doce de carambola doado pelos produtores Fernanda Pontual e Marcelo Furtado Sitio Pedra Branca.
O sorteado foi o Giovanni G Capano. Parabéns!!

Mais um Ponto de encontro cultural e turístico da Baixada Litorânea.
Realizamos a Feira dia 7 /10/2016 -
Dia 15 /10/2016
Realizamos a nossa Feira com tempo nublado no feriado do dia dos professores.
Expositores presentes no dia 15/10: Marcelo Furtado Gomes e Fernanda Pontual Fracalanza do Sítio Pedra Branca, o casal Alma e Polo, Lucia, Kerala Produtos Naturais e Orgânicos.
Fotos anexadas.

O QUE É ECO GASTRONOMIA
Segundo a gastrônoma Ana Luísa Salles, a eco gastronomia engloba ao menos quatro princípios fundamentais. “O conceito da eco gastronomia é, praticamente, uma filosofia de vida que defende alguns pilares básicos, como a preservação da biodiversidade, o respeito ao alimento e ao agricultor, o uso consciente dos recursos naturais e a escolha de ingredientes de qualidade”, explica.

• Preservação da biodiversidade: a ideia é que a eco gastronomia seja cada vez mais conhecida e aplicada à diversificação de produtos, ampliando o leque da oferta de alimentos produzidos e consumidos. Alguns exemplos são a couve-flor roxa, a couve portuguesa, a couve chinesa, entre outros.

• Respeito ao alimento e ao agricultor: estimular o consumidor a fazer a escolha de alimentos de qualidade, produzidos com responsabilidade e consciência ambiental. Respeito ao produtor e às famílias que hoje ainda têm como atividade principal a agricultura familiar e agro-ecológica.

• Uso consciente dos recursos naturais: na eco gastronomia trabalha-se a ideia de não desperdiçar água, manejar a terra de forma a mantê-la produtiva, realizar a adubação verde e o uso de defensivos naturais.

• Escolha de ingredientes de qualidade: dar prioridade a produtos com a procedência conhecida, com pouco processamento, além de respeitar a sazonalidade dos ingredientes e priorizar a valorização do produto local.

ECO GASTRONOMIA NO DIA A DIA
“Existem algumas atitudes importantes que podemos e devemos seguir em nossa rotina, como optar por ingredientes orgânicos, de pequenos produtores ou ainda provenientes da agricultura familiar. Também dar prioridade a comidas feitas em casa e deixar de lado os alimentos processados, procurando aproveitar ao máximo os ingredientes para evitar o desperdício. Ou seja, utilizar folhas, talos, raízes e cascas”, finaliza a gastrônoma Ana Luísa.