29 de novembro de 2015

Cacs marcando presença na Marcha pelo Clima em Saquarema

Semear a consciência
Nildo Lage
"Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia. Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza."
 
Foto por Edson Pedroso

Saquarema no Clima: O Circulo Artístico e Cultural de Cacs Saquarema entre outras instituições e ativistas ambientais educacionais e culturais junto com a comunidade marcaram presença no chamamento da Avazz não poderíamos  ficar de fora dessa luta!
Circulando algumas fotos em breve postaremos as fotos dos amigos fotógrafos presentes .
Consciência de vida, necessidade das futuras gerações...
Se liga na situação e vamos nessa marcha todos os dias é dia de preservar e reciclar em prol da vida no nosso planeta terra!
No dia 29 de novembro, às vésperas da 21ª Conferência das Partes (COP-21) em Paris, pessoas, organizações não governamentais e movimentos sociais em várias cidades do planeta se manifestarão em favor de ações que possam verdadeiramente frear as mudanças climáticas e combater a destruição do meio ambiente em todos os seus aspectos.
No Rio de Janeiro não será diferente. Pois cabe aos múltiplos sujeitos coletivos reunidos sob o nome de “sociedade civil”, das classes trabalhadoras em geral às diversas minorias políticas e culturais do país (indígenas, negros, camponeses, mulheres, LGBTs), se mobilizar para conceber e implementar novas maneiras de viver, e ao mesmo tempo para exigir das autoridades e governantes medidas efetivas para a promoção de uma vida digna em ambientes dignos, que entendemos serem um direito de todos.
Queremos o respeito por todos os seres humanos e por todas as demais formas de vida, e nos levantamos contra as atividades econômicas que, em nome de uma ideia ultrapassada de desenvolvimento e de falsas promessas de prosperidade, vão irresponsavelmente destruindo nosso mundo comum de modo cada vez mais acelerado e violento.
Por meio da marcha, esperamos incluir a questão das mudança climáticas globais e suas implicações locais como pauta absolutamente prioritária na agenda social e política nacional.
Objetivos da marcha:
1. Chamar a atenção da população do Rio de Janeiro para a gravidade das mudanças climáticas globais e o amplo espectro de suas consequências sobre nossa cidade e país;
2. Exigir dos governantes, em todos os níveis do aparelho de Estado, compromissos efetivos para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a descarbonização da economia, além da adoção de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, especialmente no que se refere às suas consequências sobre os setores mais vulneráveis da população.
Principais reivindicações:
1. Adoção imediata de medidas efetivas para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas no Brasil por todos os setores da economia, especialmente as provenientes do uso de combustíveis fósseis, da agropecuária e do desmatamento, que são os setores que mais emitem GEE no país.
2. Desmatamento zero em todos os biomas nacionais como meta de curto prazo.
3. Programas amplos e consistentes visando a transição para uma economia de baixo carbono.
4. Fim do incentivo aos combustíveis fósseis e reconcepção integral da infraestrutura dependentes deles.
5. Fim dos subsídios à agropecuária industrial e estímulo às iniciativas de agroecologia.
6. Incentivo geração de energia renovável descentralizada (notadamente solar e eólica), produzida e distribuída local ou regionalmente, sem interferência sobre as formas de posse e uso da terra pelos pequenos agricultores e as populações tradicionais em geral.
7. Adoção de medidas efetivas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas que comprovem o compromisso assumido pela cidade do Rio de Janeiro ao integrar o “Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima”.
***
Além de Saquarema , estão previstas caminhadas em todos os continentes, no mesmo dia, em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa, Curitiba, Amsterdam, Copenhagen, Berlim, Londres, Barcelona, Roma, Lisboa, Oslo, Melbourne, Sydney, Johannesburg, Cidade do México, Nova York, Tóquio, Seul, Nova Delhi e muitas mais.

Mais fotos:Aqui

Nenhum comentário: