3 de junho de 2011

Grupo de Teatro de Bonecos

Marinheiros do Sol

    O Grupo de Teatro Educativo Marinheiros do Sol, realiza um trabalho na área de educação informal, desenvolvendo nas crianças múltiplos aspectos educacionais, salientando-se os relativos à comunicação e a criatividade.

    Atuamos com Teatro de Bonecos (fantoches), trabalhando pelo resgate da Cultura Popular, ao mesmo tempo em que tratamos dos temas abordados no centro de interesse do currículo escolar.

    Esta modalidade artística apresenta-se como um inestimável instrumento pedagógico, não só por fazer a criança criar e viver uma história, desenvolvendo a imaginação, mas também porque o teatro de bonecos é uma escola viva de bons hábitos, pois a autoridade do boneco em cena é enorme, tão enorme quanto à capacidade da criança em crer.

    O Teatro de Bonecos educa a audição, ensinando a criança a ouvir e prestar a atenção ao mundo sonoro, a escutar com interesse o que os outros falam e a perceber a beleza da música e do ritmo.

    Assistindo as apresentações de Teatro de Bonecos, as crianças estão desenvolvendo:




A percepção visual e auditiva;

A percepção das seqüências dos fatos;

A noção espaço temporal;

A criatividade e a imaginação;

A memória;

A socialização;

O vocabulário;

A compreensão;

A capacidade para recreação organizada.

    Pôr chamar a atenção proporcionando a distração, o Teatro de Bonecos educa divertindo e diverte educando, atuando com grande significação psicológica em toda a faixa etária infantil. O Teatro de Bonecos enriquece o universo da criança, proporcionando-lhe uma dimensão encantada e exatamente por que é criança, não tem noção de como esse encantamento a influencia, ele permite que ela incorpore a sua própria vida, através da fantasia, tudo o que a história revela sobre a vida e a natureza humana.


Espetáculos

    Nas apresentações é usada uma linguagem de acordo com a faixa etária das crianças, observando fatores tais como a capacidade de compreensão e a maturidade psicológica das mesmas.

    O projeto principal é baseado nos shows do Comandante do espaço, super-herói ecológico e pacifista, criado para a televisão em 1982 (TV Gazeta de São Paulo) e atualmente personificado no Teatro de Bonecos (mamulengo). Apresentando ótimos índices de aceitação do público infantil, com praticamente 100% de atenção e participação das crianças em seus espetáculos que são vinculados aos assuntos estudados no calendário escolar e datas comemorativas. Também criamos apresentações sob encomenda, para tratar de assuntos de interesse das escolas (soluções de problemas específicos).

    Na primeira apresentação, o Herói ecológico “Comandante do Espaço” forma com as crianças o Clube dos amigos da Natureza, composto pelos Jovens Comandantes do Espaço, com o trabalho de defender a vida no planeta.

    Para cativar as crianças a entrarem no clube, o personagem faz, no final do espetáculo uma série de brincadeiras instrutivas, em forma de teste e a cada nova apresentação, novas brincadeiras e instruções são trazidas para os alunos, quanto a ajudar o Herói a defender a vida.
Assista o vídeo do grupo, link aqui

Nenhum comentário: