27 de maio de 2011

27 de maio - Dia da Mata Atlântica



Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta. (wikipedia)
Um dos mais importantes biomas do mundo, seriamente ameaçado de extinção. Hoje, porém, uma notícia traz esperança: o desmatamento da Mata Atlântica caiu em 55%. Carlos Minc, secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, anunciou que as áreas de proteção duplicaram desde 2009 e apenas 16 municípios no estado não contam com essas unidades.
As mudanças no Código Florestal representam uma séria ameaça ao bioma, principalmente no sul do país, onde a exploração das araucárias nos estados do Paraná e Santa Catarina, durante 25 anos de vigilância da mata, foi responsável por 42% de todo corte no período. (O Globo)



Mata em Jogo

E não deixe de visitar o site da ONG SOS Mata Atlântica, que desenvolve um trabalho super importante na conservação e restauração dessa floresta tão exuberante e rica presente em nosso país.

Nenhum comentário: