16 de março de 2011

Meio Ambiente Urgente!

15/03- Dia do consumidor consciente!



O que significa ser um consumidor consciente?

É fazer do ato de consumo um ato de cidadania, ao considerar  impacto da compra e do uso de produtos e serviços sobre a sociedade e o meio ambiente.( AKATU) 

Como?



  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ajude uma criança.
Um em cada dez brasileiros bebe água sem qualquer tratamento. A falta de saneamento provoca doenças que matam 15 crianças no país todos os dias.Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, vão economizar 122 litros de água tratada. É o suficiente para atender as necessidades diárias de uma criança.
  • Esqueça o esguicho quando varrer a calçada e encha meia caixa d’água.
 Quando você for varrer o quintal, lembre-se de que a sua cota individual de água é pequena. Use a vassoura e não a mangueira. Cada vez que fizer isto, você estará economizando em média 280 litros de água, o suficiente para encher meia caixa d’água doméstica.
  • Cuidado com os pequenos gastos.
 Muito cuidado com os pequenos gastos: o dinheiro que usamos todo dia em despesas que parecem pequenas, ao final de um ano poderia pagar uma viagem de férias, ou fazer uma bela diferença na sua poupança.
  • Recuse embalagens desnecessárias e reduza a montanha de lixo.
 O Brasil recicla 17,5% do plástico rígido. O resto acaba no lixo, onde leva mais de 400 anos para se degradar. Se for depositado a céu aberto, o que acontece com 30% do lixo produzido no Brasil, o plástico dificulta a compactação e prejudica a decomposição dos materiais degradáveis. Por isso, prefira levar sua própria sacola quando for fazer compras.
  • Não compre produtos piratas ou contrabandeados.
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
  • Leve baterias usadas aos postos de coleta e lute contra doenças fatais.
Os milhões de pilhas e baterias vendidos todo ano no Brasil contêm metais pesados altamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio. Como em 63% das cidades brasileiras, o lixo é jogado a céu aberto, esses metais contaminam o solo e a água. Em contato com os seres humanos, atacam o cérebro, os rins e pulmões. Por isso, quando for descartar pilhas e baterias, procure um posto de coleta especial.
  • Não desperdice alimentos e contribua com a diminuição da fome e do lixo.
O Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Entre o campo e a mesa, as perdas chegam a 60% de toda a produção. Dentro de casa, calcula-se que uma família de classe média desperdice, por dia, 500 gramas de comida. Se 500 mil famílias planejarem suas compras e reduzirem pela metade a quantidade de alimentos que jogam fora, 45 mil toneladas de comida deixarão de ir para o lixo a cada ano, o suficiente para alimentar 250 mil pessoas pelo mesmo período. Use a criatividade e reaproveite cascas, sementes, e outras sobras de primeira qualidade
  • Recicle uma latinha e acenda uma lâmpada por 3 horas.
 A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma lâmpada de 100W acesa durante 3,5 horas. Do mesmo jeito, cada quilo de vidro que você recicla evita a mineração de 1,3 quilos de areia, uma prática de alto impacto ambiental.
  • Reduza o tempo do banho.
 Se você reduzir seu banho de 12 para 6 minutos, poderá economizar a cada dia energia bastante para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.
  • Deixe o carro em casa um dia por semana e tire do ar quilos de sujeiras.
O ar contaminado por veículos mata 300 pessoas por ano em São Paulo. Deixe seu carro na garagem uma vez por semana e evite lançar 600kg de CO2 na atmosfera, por ano.
  • Avalie o impacto de seu consumo.
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
  • Planeje sua compras
.Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
  • Consuma apenas o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos


  • Reutilize produtos e embalagens.
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar


  • Separe seu lixo.
Recicle e contribua para economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos


  • Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações


  • Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social da empresa
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.


  • Use a frente e o verso do papel e salve dezenas de árvores
Cada tonelada de papel economizada preserva cerca de 15 árvores. Se, como você, 20% dos consumidores brasileiros decidirem usar racionalmente o papel de escrever e baixarem em ¼ o seu consumo, a cada mês deixarão de ser utilizados 95 hectares de florestas, o equivalente a 116 campos de futebol.


  • Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.


  • Cuide do orçamento
Cuidar do orçamento não é só anotar gastos e ganhos. Antes de tudo, é pensar sobre sua vida, escolher prioridades e ser consciente na hora de gastar. A família toda deve participar.


  • Elimine vazamentos e abasteça São Paulo por 1 dia
Se um cano tiver, por exemplo, um buraco de apenas 2 milímetros, pouco maior do que a cabeça de um alfinete, o vazamento de água durante 1 ano será de 1,15 milhões de litros. Se eliminarmos essa perda de 5 mil residências, será poupada água suficiente para abastecer todos os 36 milhões de habitantes do Estado de São Paulo durante um dia.( Dicas do AKATU)

Acrescento a esta lista:
  • conhecer os direitos do consumidor;
  • reclamar quando for lesado;
  • preferir comprar pela internet,
  • comparar preços antes de comprar;
  • assine jornais no formato digital;
  • usar os 5 R`s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.( Érica Sena)

Como vemos, não é uma mudança fácil, pois envolve vários hábitos do nosso dia-a-dia, sendo assim transformação cultural. Mas mesmo assim, é uma mudança NECESSÁRIA E URGENTE, pois o planeta não suporta mais esse consumismo maluco...já passamos do limite que ele aguenta.
  Aqui no Brasil temos como a defensora do CONSUMO CONSCIENTE o Instituto AKATU.
 Que hoje, juntamento com a Dia do Consumidor, Dia do Consumo Consciente comemora 10 anos de luta!!! Parabéns pelo belíssimo trabalho e muito sucesso a todos os responsáveis e equipe.


Minha confissão como consumidora:

Confesso que tento ser  uma  boa consumidora consciente, mas que muitas vezes a cultura do consumismo gerador de status e de uma falsa felicidade ainda me seduz e caiu na armadilha.

Qtas coisas inuteis comprei! Qtas vezes compro produtos pela marca ou pelo bom preço sem olhar as informações! Qtas vezes ..... Sei q tenho muiiiiiiiiito a mudar, e sei tb o como é difícil se despir dessa pele de consumista nata....Estou na luta e na aprendizagem diária..e vc? Érica Sena

                               

Nenhum comentário: