19 de março de 2011

Dia Internacional do Contador de Histórias

     Círculo Artístico cultural 

                         de

                Saquarema

         Dia Internacional 

                      do

        Contador  de Histórias       

                  20 de março

  

A data

O Dia Internacional do contador de Histórias foi criado na Suécia, em 1991,para promover a atividade e a rede Internacional de contadores. A data ganhou força nos últimos anos e passou a ser celebrado em diversos países, incluindo o Brasil.

                       UMA HISTÓRIA

            Como as águas do mar se tornaram salgadas

                                   ( conto japonês )

Era uma vez, há muitos e muitos anos, uma pequena aldeia onde viviam dois irmãos pescadores. O mais velho, Chen, era de caráter,ganancioso e astuto, sempre atento ao seu próprio benefício. O outro, Lin, bem mais jovem, era uma pessoa corajosa, honesta e trabalhadora. Todos os dias, de madrugada, Lin saia com seu barco à busca de peixes. Lançava ao mar sua rede na esperança de fazer uma boa pescaria. No entanto, seu barco, já bem velho, mal podia enfrentar as altas ondas do mar é a rede para pescar tinha tantos furos e rasgos que, embora sempre consertada, mal segurava a pesca. E muitas vezes Lin, que não tinha dinheiro para comprar novos apetrechos, chegava em sua pobre cabana sem um único peixe para saciar a fome, menos ainda para vender.

Durante muito tempo a vida de Lin foi pobre e cansativa. Certa noite, de tão preocupado com o futuro da sua família, não conseguiu adormecer. Foi então que , de repente, um homem velho e curvado apareceu  na sua cabana e disse: “ Lin, você provou muitas vezes ser um homem de muita paciência e sem temor.Como recompensa dou –te este pote de presente. Ele possui forças mágicas e irá transformar a sua vida. Mas, cuidado, preste atenção nas minhas palavras! Quando você disser – “ Pote, dê-me sal, ele rapidamente estará cheio desta valiosa mercadoria. Quando você tiver sal suficiente, diga: “Pote, chega, obrigado”. E no mesmo instante o sal irá cessar.

Lin agradeceu o presente e a partir de então, sempre que precisava de dinheiro, enchia o pote de sal e ia vender a mercadoria. Com isto Lin enriqueceu. Mas seu irmão Chen, invejoso e ganancioso, desconfiou que algo estava acontecendo com Lin, que agora era um homem de posses. Chen começou a observar seu irmão e viu como este dizia “Pote, dê-me sal”, e o pote começou a se encher de sal. E foi enchendo, enchendo...Chen, que não sabia como parar o sal, viu assustado que o sal lhe cobria os pés, o corpo e, finalmente o fundo do barco. Antes que pudesse impedir o fluxo de sal, seu barco cada vez mais pesado foi afundando aos poucos, levando consigo Chen e a preciosa carga. Como ninguém até hoje descobriu a fórmula mágica para interromper o fornecimento de sal, o pote lá está no fundo do mar, jorrando continuamente sal. E é por isso que as águas do mar são salgadas.

 créditos, link aqui.

               

 

         

Nenhum comentário: