28 de fevereiro de 2011

A um Palmo do Nariz

A um palmo do nariz


Publicado em 22/02/2011

Nova ferramenta do Google, o 'Google Art Project', permite passeio impressionante por diversos museus ao redor do mundo e aproximação superdetalhada de mais de 1.000 obras.
Para quem gosta de arte, a pincelada acima talvez não deixe dúvida. É um traço de Van Gogh.  A graça é descobrir: 1) De que quadro é essa pincelada? 2) De onde veio essa imagem tão aproximada – e com tanta qualidade – de uma obra do pintor holandês?
Bom, para começar, acredite: a tinta da imagem que abre este texto colore a Lua de um dos quadros mais famosos de Van Gogh: A noite estrelada. Como conseguimos ficar tão próximos de um detalhe do quadro? Por meio do Google Art Project, nova ferramenta do Google lançada no começo de fevereiro.
A ideia é muito parecida com a do Google Street View, aquela ferramenta-mapa que permite andar, em primeira pessoa e 360 graus, pelas ruas de centenas de cidades no mundo (inclusive algumas das principais capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte).
Pois bem. A turma que trabalha na empresa resolveu propor uma parceria a 17 museus ao redor do mundo. O objetivo: tal qual o do Street View, possibilitar um passeio virtual impressionante pelo interior das instituições – do renomado Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque (EUA), ao não tão celebrado (mas igualmente importante) Thyssen-Bornemisza, em Madri (Espanha).

Assista ao vídeo que mostra como
foram realizadas as fotos para o Google Art Project

link aqui

Nenhum comentário: